terça-feira, 25 de maio de 2010

Tereré faz mal a saúde?



   O tereré é uma bebida do pantanal paraguaio utilizada com a finalidade de filtrar a água salobra encontrada na região, na época da estiagem e também usada com fins medicinais. Hoje é referência da cultura sul-mato-grossense e divide opiniões com relação ao efeito no organismo.
   Estudos científicos já realizados mostram que o tereré possui substâncias que trabalham como estimulante, atuam como tônico digestivo, ajudam na reposição mineral, protegem o organismo contra doenças degenerativas e aceleram o processo de cicatrização.
   Porém em altas doses, provoca insônia, irritabilidade, nervosismo e até taquicardia (batimentos cardíacos irregulares). Outra agravante é que o tererê contém cafeína, elemento que, segundo pesquisas, inibe a absorção de cálcio, de ferro não-heme (ferro encontrado nos vegetais) e de tiamina (vitamina B1), o que prejudica o crescimento de crianças. Por isso, não é bom dar a bebida a elas.


Curiosidade BÔNUS

   O nome científico da erva-mate é llex paraguariensis, mas, existem os nomes populares como mate, chá-mate, chá-do-paraguai, chá das missões, congonha, cononheira, erva, mate-legítimo, erva-de-sãobartolomeu, orelha-de-burro e erva-senhorita. Em guarani, é chamada de caá.

>> Veja como ficou barato ter ar-condicionado em casa!
FONTE: [ucdb-emfoco] + [galileu]

Subscribe
TwitterFeedsPerfil no OrkutBuzz

17 comentários:

  1. muito interessante
    qual a dose que uma criança pode tomar de terere por dia?(quantas cuiadas)

    ResponderExcluir
  2. tomo cinco litro de tererê

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk to ferrada agora descobri o motivo da minha insonia huahuauhahuahua

    ResponderExcluir
  4. Tereré pra mim é viciante; se eu fico um dia sem tomar ja me da dor de cabeça!!!

    ResponderExcluir
  5. ki mane faz mal, nasci tomando isso e meus avos morreram com qse 100 anos tomando o dia todo. Hj em dia pra medicina tudo tem q fazer mal se ñ os medicos ñ ganham dinheiro.

    ResponderExcluir
  6. tomo terere quase todos os dias sera que faz mal

    ResponderExcluir
  7. faz mal sim... vai vai ... passa a erva kkkk

    ResponderExcluir
  8. olha se tira o sono eu não sei apenas depois que começei tomas dessa mesma erva postada ai...minha gastrite melhorou muito sem contar que manten meus rins em funcinamento todo tempo,acredito que tudo em excesso pode prejudicar mais agua que mal tem toma...

    ResponderExcluir
  9. eu tomo todo dia terere eu acordo ja faço um todo o dia casa uns 45 minutos ja faço outroo
    é uma delicia

    ResponderExcluir
  10. tereré então é pareçido com outra erva q eu uso todo dia . então eu vo jazin experimenta esse tereré , pra mim fika duplamente tranquilo mais eficaz pra resolve meus problemas q a mente atribulada humana não consegue .

    magreluniko@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. eu tomo muito terere e o unico problema e que tenho que ir ao banheiro a cada cinco minutos s

    ResponderExcluir
  12. Meu filho tem 2 anos e toma téres desde 8 meses...e nao atrapalha nada no crescimento...o tamanho dele e de um menino de 3 anos....
    Terere é bom de mais mano...sou de rondonia aqui é tao quente q calango corre de 2 pé pra nao queimar o buxo...entao o téres é oq há de melhor pra refrescar!

    ResponderExcluir
  13. terere nao faz mal, o que faz mal é nao tomar
    comecei tomar alguns meses e me sinto bem melhor do que tomar agua com cloro que sai da torneira.
    falando em cloro por que vcs nao fasem posts sobre tratamento da agua potavel aposto que pesquisas deste tipo sempre saem positivos né.
    sem contar que o teres é uma erva 100% natural nao contem nehum tipo de tratamento quimico

    ResponderExcluir
  14. o tereré é exelente, devido a sua funçao diuretica, fazendo com que a pessoa consuma mais agua, é tambem um grande combatente dos radicais livres, ademais possui vitaminas como b12, calcio, é um antireumatico exelente ajudando a combater as dores articulares provocada por tal enfermidade, é laxante, mais como tudo na vida o que é demais faz mal até mesmo a agua, recomendavel tomar 4 litros no maximo por dia, porque pode haver uma sobreacumulaçao de liquidos devido a ingesta maior que a filtraçao renal, e o tereré contem cafeina por isso que para especificamnte pessoas sensiveis devem evitar o consumo na parte da noite para nao atrapalar o sono.

    ResponderExcluir
  15. moro no paraguay e se terere fizesse mal , nao teria 1 xiru vivo !!!

    ResponderExcluir
  16. Cara seu post está bom...Vdd em altas doses pode fazer até mal pq tudo q é exagero faz mal...Mas a própria erva mate contém vitamina B1 por isso naum tem falatr vitamina B1 ou não absorvela XD

    ResponderExcluir