domingo, 21 de fevereiro de 2010

CURIOSIDADE: Engatar a marcha ré acidentalmente...

O que acontece se engatar a marcha ré enquanto o carro segue em frente?
  Essa é uma daquelas perguntas curiosas que surgem na cabeça de muitas pessoas enquanto dirigem.
  Talvez você já até tenha se sentido tentado a fazer o experimento, mas não cedeu a curiosidade tendo em vista a possibilidade de 'estourar' a caixa de câmbio.
  Caso você esteja a uma velocidade exorbitante em uma estrada movimentada, não se preocupe! Não é tão fácil engatar a ré com o carro em movimento contrário (pra frente).
   O mecanismo de marcha ré de qualquer carro com transmissão manual é incrivelmente simples, formado por engrenagens que se alternam conforme há a mudança de marcha. Caso o motorista tente engatar a marcha ré com o carro em movimento dianteiro, as engrenagens estarão e atividade acelerada e a engrenagem responsável por alternar a rotação delas (fazê-las girar ao contrário) não conseguirá sincronismo com as outras então se ouvirá um grande ruido e a marcha não engrenará.
  Há modelos que possuem sincronizador de marcha ré e é possível engatá-la com o veículo andando para frente, mas em velocidade muito baixa, abaixo de 5 km/h.
  Nos câmbios automáticos a ré simplesmente não engata com o carro se movendo pra frente. O sistema possui salvaguarda interna para evitar isso.

FONTE DE INFORMAÇÃO: [hsw] + [detran]

34 comentários:

  1. Acho que muita gente tinha esta dúvida, inclusive eu!!!

    Bom tópico!!

    ResponderExcluir
  2. uHASUhAUS... Já me senti tentado várias vezes, mas por medo não fiz... Tirou a dúvida de mta gnt... AUShAUHsA

    ResponderExcluir
  3. É só puxar o freio de mão engatar a ré e soltar o freio de mão. Como no filme Mad Max II

    ResponderExcluir
  4. eu ainda vou testar... só acredito! Vendo!!! Qq coisa eu mando a conta do mecânico...kkkk

    ResponderExcluir
  5. Isso do freio de mão funciona??? o.0

    ResponderExcluir
  6. a s10 vc pode engata ate com uns 60km/h..
    eh so engata a re e solta a embreagem devagar...a ré engata e o burnout começa

    ResponderExcluir
  7. Da pra engatar sim. Basta ter jeito. Essa manobra foi realizada, se nao me engana, no lancamento do maverick ou do jeep... nao me lembro agora.

    ResponderExcluir
  8. informação errada. apartir da FORD Ranger diesel LIMITED,modelo 2005, exisitiu o tal sincronizador d eengranagens,sendo possivel engatar a ré em até velocidades de 40km/h

    A d-20 e a F-1000,nao tinham esse mecanismo,mas ja era possivel fazer isso tb...

    ResponderExcluir
  9. A S-10 4X4 engata o ré em velocidades altas, eu sei pq tem um amigo meu maluco que faz isso e patina pra caralho...

    ResponderExcluir
  10. Para quem não sabe dirigir fica com medo disso acontecer. A matéria esclareceu tudo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. haha ja quiz fazer isso tbm :x

    ResponderExcluir
  12. Ja fiz muito disso quando trabalhava na TELECÔMICA...ops...Telefônica.Tadinho do meu carrinho,parecia que tava gritando de desespero quado tentava engatar a ré com o carro andando pra frnte.

    ResponderExcluir
  13. Sou guarda-costas e sempre carros automáticos e utilizo a ré com o carro em movimento dianteiro para dar cavalo de pau sem puxar o freio de mão em manibras evasivas. Em qualquer modelo funciona e é bem divertido.

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkk

    EU tbm sempre me tentei a fazer isso auuhHEUAUEHAHEHUEH

    ResponderExcluir
  15. Bom, eu já fiz isso, mas não com carro.
    Tinha 11 anos e estava aprendendo a dirigir, no meio de um pasto na fazenda de meu avô, dirigindo um "jerico", fui passar a 2ª marcha e engatei o ré. Resultado: Meu avô que estava no banco do caroneiro deu um mortal e bateu a cabeça no motor e fez um belo corte, meu primo que estava sentado no paralama caiu de boca no pasto, e meu pai que estava na carroceria atrás de mim caiu em cima do motor e desengatou a marcha. hauhauahuhau
    Em um automóvel isso é praticamente impossível de acontecer.
    Para quem não conheçe um jerico eis a imagem http://www.capitaldojerico.com/corridadejerico/ideiadejerico/imgs/foto01.jpg


    Conheci o Blog através do Ocioso, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  16. Já tentei fazer isso, mas estava bêbado e achava que estava tentando colocar a 6ª marcha =D

    ResponderExcluir
  17. Uma dúvida que não foi respondida no (aliás, muito bom) post é a seguinte:

    É comum nos engatarmos a marcha ré quando paramos numa ladeira, de frente, justamente pro carro ficar engrenado e não descer. Imaginemos que um carro nestas situações (com a marcha ré engatada) desça a ladeira na maior velocidade, com a embreagem acionada, impulsionado apenas com a força gravitacional e COM O MOTOR LIGADO. a pergunta é:

    - O que aconteceria se o motorista tirasse o pé da embreagem?

    Lawrence Leal

    ResponderExcluir
  18. nao concordo plenamente com esse comentario, pois no gol g4 e possivel engatar a re com o carro em movimento,fiz isso sem querer a 80 km, e muito tenso ele da um dessacelerada boa, mas da medo de dar problema de cambio

    ResponderExcluir
  19. Praticamente velozes e furiosos FAKE. #ridoscomentarios

    ResponderExcluir
  20. Eu já engatei a marcha ré em um carro automático enquanto andava para a frente, foi um Lexus SC400 tração traseira, no momento eu estava a 30km/h mais ou menos, o carro deu um tranco e as rodas giravam pra trás fazendo um barulho muito alto e trepidando muito, o carro parou e não quebrou nada.

    ResponderExcluir
  21. A caixa do Dodge polara, engatavamos o ré até em 30 km/hr
    aihriauh

    ResponderExcluir
  22. a 80Km/h num omega é maravilhoso rodar 360 uhaHUahuaHUAhuA

    ResponderExcluir
  23. é massa desce morro co meu fusca acelera bem e solta a imbreagen quando ta na ré é uma loucura!!!!

    shauashasushushasuashasuh

    isso só fasso quando chove!!!!

    ResponderExcluir
  24. Como vc mesmo disse... se vc estiver a uma velocidade exorbitante, quando vc tentar passar a marcha vai fazer ARGRRRRRRRRRRR, se vc nao tiver mt rapido e passar a marcha o carro vai travar e da uma bela de uma morrida.

    ResponderExcluir
  25. aHAHAHHA...O COMENTARIO DO JERICO É THE BEST!COM RELAÇÃO A ENGATAR A MARCHA RE EM MOVIMENTO, REALMENTE É QUASE IMPOSSIVEL!SE O VEICULO NAO TIVER A RE SINCRONIZADA, NÃO VAI ENTRAR EM MOVIMENTO.SO VAI ENTRAR SE TRAVAR AS RODAS MOTRIZES(QUE DAO TRAÇÃO) E AI SIM ENGATAR A RE, SO QUE AO SOLTAR A EMBREAGEM, CORRE-SE O RISCO DE O CAMBIO ESTOURAR.

    ResponderExcluir
  26. Se eu não me engano, no final da década de 80 tinha um cambio modelo Clack/GM que equipava a linha chevette e permitia engatar a ré mesmo com o carro alta velocidade pra frente e sem nenhum tipo de manha. Me lembro que uma vez vi (ao vivo) a uma apresentação do Carlos Cunha que engatava a ré com um chevette a 80km/h. Isso resultava numa cortina de fumaça devido à "fritação" dos pneus virando pra trás...

    ResponderExcluir
  27. É praticamente impossível engatar a ré em velocidade, a não ser "mad max", "velozes e furiosos". No maximo vão arranhar os sincronizadores dos carros de seus pais.
    Por isso, não brinquem!

    ResponderExcluir
  28. Bom mesmo é você ir dirigindo na 5ª marcha, a uns 100Km/h e engatar a 1ª ou a 2ª marcha. É bom para sincronizar o tempo de passagem da marcha. Além do mais ajuda a deixar as engrenagens bem alinhadas. É só tentar!

    ResponderExcluir
  29. O melhor é sair fritando.
    huauuhuauhuauu

    ResponderExcluir
  30. hauhuahua com certeza mta gente bebada ja fez isso


    http://matouafamiliaepostounoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. nunca tive coragem
    mais sempre curiosidade!!!

    ResponderExcluir
  32. Realmente seria muit dificil o carro para de seguir em frente, na verdade na aconteceria isso. Simples nao aconteceria nada poisnão ia engatar a macha ré.

    ResponderExcluir
  33. bem, quase partiu meu coraçao quando acidentalmente engatei marcha ré no meu azera novinho com 1600 km rodados fez um barulho horrível mas graças a Deus e a mecanica fantastica do carro nao aconteceu nada ...

    ResponderExcluir