quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DUELO: Audi x Corvette x Aston


"Audi R8 V10, Corvette ZR1 e Aston Martin V12 Vantage. Muito motor, muita velocidade, muita potência, muito tudo."




   Somando-se os três motores, chegamos a 17,4 litros de deslocamento em absurdos 30 cilindros. O Corvette é responsável pela maior fatia dessa conta, com seu V8 chargered de 6.162 cc, seguido de Aston e Audi, com 5.935 cc V12 e 5.204 cc V10, respectivamente.
   Os três carros do teste têm caixas de câmbio de seis marchas, mas o Audi é o único deles com um sistema robotizado chamado de R-tronic. A transmissão do Corvette impressiona pela facilidade de uso, já que lida com 83,36 kgfm de torque, se comportando bem tanto em utilização esportiva, como no dia a dia. 
   Um mecanismo de disco duplo é o responsável por isso; utilizando dois redutores inerciais pequenos, que funcionam bem melhor do que um grande. As trocas de marchas no ZR1 são fáceis e precisas, levando o carro a 330 km/h em sexta marcha.
   Para alimentar os foguetes, prepare o bolso. A avaliação de consumo dos três apontou o Aston Martin como o mais sedento, anotando 7,2 km/l, seguido do Corvette com 7,91 km/h e o Audi como o melhor, ou menos ruim, com 8,08 km/l. Chegamos a fazer 8,84 km/l em condição econômica de direção com o Corvette, mas em solicitação esportiva, o consumo caiu para 6,3 km/l. Na mesma simulação, o Audi chegou a fazer 9,85 e 7,15 km/l. O Aston rendeu 9,09 km/l na estrada plana e 7,24 km/l quando exigido a fundo.
   Inegavelmente o Audi tem o melhor conforto de rolagem entre os três, na verdade, o R8 deve ser o melhor Audi nesse quesito, comparável até aos grandes sedans. O Aston Martin, com sua suspensão de reações lentas é afetado também pela construção dos pneus de alta performance, gerando conflito entre conforto e desempenho. O Corvette? Apesar dos ótimos amortecedores, ele prefere pisos lisos e perfeitos.
   O porta-malas do Audi tem capacidade de 100 litros em baixo do capô na dianteira e um pequeno espaço atrás dos bancos. No Aston Martin, 300 litros na traseira. Nenhum deles chega perto do Corvette e seus 634 litros em baixo do tradicional vidro traseiro de peça única.
  Com preços de R$ 300 mil e R$ 320 mil respectivamente, Audi e Corvette se equivalem. Para ter um Aston Martin Vantage você desembolsará R$ 405 mil. O mais vendido é o Audi, com 49% depois de três anos no mercado, seguido de perto pelo Aston, 42% e em último o Corvette (38%) não tão popular na Europa.



COMPARATIVO




Audi R8 5.2 FSI quattro
Preço - R$ 300 mil
motor - 5204 cc 40v V10
Potência - 517 cv a 8000 rpm
Torque - 54,05 kgfm a 6500 rpm
Transmissão - Manual, seis marchas, motor central, tração integral

 _
Corvette ZR1
Preço -  R$ 320 mil
Motor - 6162 cc 16 v V8 com compressor
Potência - 638 cv a 6500 rpm
Torque - 83,50 kgfm a 3800 rpm
Transmissão - Manual, seis marchas, motor dianteiro, tração traseira

_
Aston Martin V12 Vantage
Preço - $ 405 mil
Motor - 5935 cc 48 v V12
Potência - 510 cv a 6500 rpm
Torque - 58,06 kgfm a 5750 rpm
Transmissão - Manual, seis marchas, motor dianteiro, tração traseira

FONTE: [CarMagazine] + [Google Imagens]
Qual você prefere?



Audi R8 V10

Corvette ZR1

Aston Martin V12 Vantage





FEED
Receba por e-mail!
Twitter Button from twitbuttons.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário