sábado, 26 de setembro de 2009

GASOLINA: Comum vs. Aditivada

   Muitos motoristas ainda têm dúvidas na hora de abastecer seus veículos quanto aos benefícios da gasolina aditivada em relação à gasolina comum, mas pouco se sabe, efetivamente, quais são esses benefícios e suas aplicações práticas.
   A grande diferença da gasolina aditivada para a gasolina comum, é que a aditivada possui uma espécie de detergente (aditivo) que, ao passar pelo motor dissolve a goma, evitando o acúmulo de mais resíduos, assim a sujeira vai junto com o combustível e também é queimada.
   Na relação custo-benefício, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação “anda e pára”, vale à pena abastecer o carro com gasolina aditivada. Entretanto, as vantagens são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens em auto-estradas. Neste caso, recomenda-se o uso da gasolina comum.
    A gasolina aditivada é composta basicamente por um aditivo detergente (que promove a limpeza do tanque e de todo o sistema de alimentação até as válvulas de admissão do motor) e um dispersante (que conduz resíduos até a câmara de combustão, evitando entupimentos). Essa limpeza evita a formação de carbonização, mantém os bicos injetores do sistema de injeção limpos, tornando os intervalos de manutenção e regulagem do motor mais espaçados. A composição desse tipo de gasolina muda de uma distribuidora para outra, cada uma tem sua formula, segundo os mecânicos, quando a opção é o uso contínuo de gasolina aditivada, deve-se escolher uma distribuidora e ser fiel a ela.

   Mas, afinal, um carro acostumado a ‘beber’ gasolina comum, poderá um dia se dar ao luxo de experimentar uma aditivada?
   A resposta é sim, mas é recomendado usar inicialmente uma mistura gradativa de ambas, ou seja, inicialmente deve-se abastecer com apenas 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, elevar este percentual, até atingir 100%. Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de utilizá-la.


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O Pablito!

Um comentário:

  1. Parabéns, você teve um conteúdo publicado no Linka Nisso.

    Um abraço da equipe LN.

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